segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

E o prêmio de melhor reflexão vai para...

Texto retirado do blog da atriz Mariana Kupfer.

Gente adorei esse texto e resolvi compartilhar com vcs, quem tiver um tempinho vale a pena ler, momento reflexivo no blog rsss.

"As pessoas não sabem ser felizes, mas fingem bem."
"Acredito que felicidade seja a capacidade de sentir uma profunda, sincera e diária gratidão por aquilo que possuímos e que nos traga, além de paz de espírito, motivação para buscar o que não temos. Acordar com alegria e disposição todos os dias, ou a grande maioria deles.
Algumas pessoas não são felizes porque fazem justamente o inverso. Em vez de dormirem verdadeiramente gratas pelo que têm, deitam e acordam (às vezes nem dormem) canalizando todas as energias e pensamentos em função daquilo que falta: o carro bacana, a casa na praia, o lifestyle do amigo, o corpo da vizinha, a mulher do vizinho.
São infelizes porque abdicam da própria intuição ou vocação para encaixarem-se em modelos de realização socialmente aceitos, desenhados a partir da tríade sagrada urbana: dinheiro, estética e reconhecimento - o tal do sucesso. Se possível, em excesso. Muita farra, muita beleza, muitas posses. A moderação e o equilíbrio estão fora de moda, tornaram-se sinônimos de chatice e mediocridade. Todavia, a saga cotidiana pelo “muito” faz crescer o vazio interior, aquela angustiante sensação de que algo está errado, está faltando alguma coisa “mas eu não sei bem o que é”. Nada mais óbvio: quem foca no externo deixa de alimentar a alma. E quando este doloroso vácuo é percebido, lança-se mão da receita mais prática: fingir felicidade vivendo a euforia. E euforia não resolve, só disfarça.
Viver na balada não cura a tristeza pelo fim do relacionamento. O sexo selvagem com a estranha gostosa não supre a carência afetiva, o sapato caro não sara a dor de cotovelo, o carro novo não compensa a falta de tempo para os filhos (pelo menos na opinião deles) e a lipoaspiração só engana a autoestima por um curto período. Logo depois já dá vontade de fazer outra.
A euforia não preenche ninguém. É apenas complemento, um brinde à felicidade e deve ser consequência de decisões seguras, ponderadas e não inventada para tapar buracos emocionais. Ela é saudável quando é dispensável. Caso contrário, funciona como uma droga, que distorce a realidade por breves momentos, perde o efeito e nos obriga a tomar mais doses, causando dependência. O êxtase dos prazeres superficiais como válvula de escape é um vício que, como todos os outros, um dia cobra seu preço, em forma de solidão, falência ou depressão.
O ano novo está aí. Entre promessas, resoluções e pedidos, o principal objetivo é a felicidade. Alguns alcançarão a meta e, não importa quantos desafios ou perdas no caminho, terminarão o ano exatamente como começaram: gratos e satisfeitos. Outros terão novamente a oportunidade de retomar a luta por sonhos já abandonados, de repensar a postura ante as exageradas cobranças de realização social e dispensar a superficialidade da euforia como fuga das dúvidas e angústias mal resolvidas. 2010 é mais uma chance para aprender a ser feliz de verdade...."

Bjosss p/vcs!!!!

7 comentários:

  1. É para pensar mesmo! Reclamar é muito da natureza das pessoas... Tem que parar e ver o que temos de bom...

    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, é ótimo, fala a verdade do que é ser feliz mesmo, muito lindo!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. As vezes as pessoas querem achar de qualquer jeito a felicidade, mesmo que ela não seja, de fato, verdadeira. Nós temos todo o direito de nos sentirmos infelizes, tristes... A gente tem que se permitir sentir triste. Depois segue em frente, e aí sim: procure sua felicidade =)

    Texto ótimo, realmente!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. nossa, muito legal esse texto.
    agora eu vou refletir um pouco.
    bjos
    ah, o premio foi merecido!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lara é realmente muito interessante esse texto tem muito sentido.
    Otima semana amiga bjuh!

    ResponderExcluir
  6. Oiee!tem selinho do meu blog pra vc,vai lá!
    q texto incrível!!!!!!
    bjússs

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo esse texto!!

    ADoro suas visitas e vc como sempre muito linda.
    Adoro seu cabelo, por mim vc não corta nunca hahaha

    bjos Laarinha

    Pri

    ResponderExcluir

Obrigada por comentarem aqui,vcs são sempre bem vindos! =)